6 de março de 2018

Dicionario Otaku: Significado de Otome!

Posted Image

Yo Minna-san! Hoje eu vim para trazer o nosso primeiro item do dicionario otaku que vou estar trazendo pra vocês aqui no blog, então espero que gostem ^^.


O que é Otome?


Otome é uma expressão de japonesa que significa literalmente "donzela" ou "moça virgem", "delicada", "senhorita" (menina educada e comportada). Em alguns casos, dependendo do contexto, a palavra otome também pode significar "princesa". 

No entanto, em muitos países do ocidente - como o Brasil - a palavra otome ganhou um significado bastante diferente do original. Sendo a expressão muito utilizada como o feminino de otaku, ou seja, meninas que são fãs de animes e mangás (desenhos animados e revistas em quadrinho japoneses) ou da cultura pop japonesa em geral.

Mas, a relação entre a palavra otome e os otakus no Ocidente possui uma justificativa lógica. Já que em Tóquio, no Japão, existe uma rua chamada "Otome Road", com várias lojas e produtos destinados aos otakus de animes e mangás, sendo frequentada predominantemente por meninas. As jovens otakus vão à Otome Road em busca de Yaois (uma categoria de animes e mangás que apresenta no enredo relações homossexuais entre os seus protagonistas, predominantemente formado por homens). 

Por causa do grande número de meninas otakus que frequentam a Otome Road, o termo começou a ser associado para diferenciar os fãs de animes e mangás do sexo masculino e do feminino. No entanto, esta diferenciação só é utilizada, erroneamente, no Ocidente. 

Otaku é uma expressão unissex e possui um sentido bastante amplo, usado para designar pessoas que são consideradas fãs extremistas de determinado assunto, objeto ou atividade. 

Otomes e Otakus

O significado original da palavra otaku está relacionado com o ato de "ser fã de algo", mas no Brasil e em outros países ocidentais, o termo é utilizado apenas para rotular as pessoas que são fãs de animes, mangás e de outros aspectos da cultura pop japonesa. 

No Japão, otome significa "donzela" ou "senhorita", porém no Brasil a palavra é utilizada erroneamente como o feminino de otaku, ou seja, uma fã do sexo feminino de animes e mangás japoneses. Na realidade, otaku é uma palavra unissex. 

Bem é isso pessoal terminamos aqui na próxima postagem vamos falar um pouco mais sobre Otaku, então fiquem ligados. 

2 comentários:

  1. Gostei do post!
    Legal também que otome em outro sentido é usado para uma moda mais "girly", que é o otome kei <3

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post <3 Não esqueça de divulgar lá no grupo ;)

    ResponderExcluir

Muito obrigada por seu comentário e por sua presença! Ambos são super importantes para mim ^.^.

Peço que:
- Comente a vontade, ê sua opinião, faça críticas, esclareça suas dúvidas e dê suas sugestões sobre o assunto referente às postagens;
- Use um vocabulário livre para todas as idades;
- Não ofenda ninguém em hipótese alguma.

Os comentários são moderados e não são permitidos comentários de pessoas que não se identifiquem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagem em destaque

Livros que eu quero ter

Yo Minna! Hoje estou aqui pra falar de alguns livros que eu quero ter no tema do mês do  ALFBNT e vamos a eles: Livro 1 – Saga...

Postagens mais visitadas